You are currently viewing Como adaptar um Home Office no apartamento?

Como adaptar um Home Office no apartamento?

Se você tem dúvidas de como adaptar um home office no apartamento, o artigo de hoje vai te ajudar. Devido ao coronavírus, muitas empresas permitiram aos seus funcionários que adotassem o home office em suas rotinas. E para trabalhar em casa, é necessário mais do que um bom computador, não é mesmo?

Para quem mora em um apartamento pequeno, manter a rotina e a organização pode parecer um pouco complicado, mas até você que possui limitação no espaço pode montar um local para trabalhar em casa confortavelmente. Se você está interessado em como adaptar um home office no apartamento e torná-lo agradável, prático, personalizado e, principalmente, aproveitando espaços e itens que você já tem em casa, não deixe de conferir as nossas dicas a seguir!

Dicas para adaptar um home office no apartamento

Ter um espacinho dedicado ao home office precisa de uma certa atenção. Ele deve ser confortável, funcional e agradável, pois isso fará toda a diferença no desempenho das suas tarefas. E você nem precisará de um cômodo inteiro para fazer isso. Aproveite um pequeno espaço ocioso e itens que já estão dentro de casa. Assim, ficará mais fácil se organizar no dia a dia.

Acompanhe as nossas dicas de como adaptar um home office no seu apartamento!

Escolha um espaço fixo para montar o seu home office

Tenha em mente que montar um home office vai muito além de apoiar o seu computador na mesa da cozinha, ou deixá-lo no colo enquanto estiver sentado no sofá da sala. Para adaptar o seu home office no apartamento, escolha um espaço que ofereça benefícios e lembre-se que, não necessariamente, precisa ser um dormitório inteiro.

Caso você tenha disponível um quarto de hóspedes ou até mesmo uma dependência de empregada, pode optar por usá-lo para montar o seu cantinho de trabalho. O ideal é que seja um cômodo no qual você possa ter uma maior privacidade, com portas para fechá-lo sempre que necessário. Mas caso você não tenha esse espaço ocioso, escolha um ambiente sossegado, onde você possa se concentrar nas suas atividades.

É importante considerar o espaço que você vai precisar para comportar os seus móveis e para que as suas tarefas sejam realizadas com a produtividade que você espera.

Sabe aquele espacinho no quarto, afastado da cama e dos armários? Que tal usá-lo para montar seu próprio escritório? Esses locais que oferecem menos possibilidade de distração e incidência de ruídos são os melhores para montar o seu home office e para que você não seja atrapalhado na hora de uma videoconferência importante.

Pense na versatilidade dos ambientes que você possui: pode ser numa sala de jogos, a sala de televisão e até mesmo na sala de jantar. Os seus cômodos não precisam ter apenas uma finalidade, lembre-se disso!

A iluminação é importante: atente-se a ela!

A luz natural é uma excelente companhia para a sua produtividade. Além de auxiliar a repor as nossas vitaminas, ela ajuda a manter a disposição. Por isso, investir em iluminação é um dos pontos mais importante na hora de adaptar um home office no apartamento. Quando estamos em ambientes muito escuros, cada tarefa se torna mais trabalhosa e até mesmo o sono chega com mais facilidade. Acabamos sofrendo com problemas de concentração e, por esta razão, é preciso escolher um espaço que seja bem iluminado e que possibilite colocar a mesa próximo à janela.

Além disso, contar com a iluminação natural economiza energia elétrica. Você também pode investir em uma lâmpada fria ou luminárias.

O seu espaço de trabalho deve ser confortável!

O seu home office deve ser aconchegante e confortável para que, assim, a sua concentração seja estimulada. Não ter um espaço agradável para trabalhar é um fator que acaba afetando diretamente em nossa produtividade.

Mesmo que a sua limitação de espaço seja grande, escolha móveis de escritório adequados para o seu tamanho e também para o tamanho do seu ambiente. Imagine usar uma mesa muito baixa e sair, após um dia de trabalho, com dores nas costas? O mesmo se aplica na escolha da cadeira para trabalhar: opte por uma confortável e que tenha o tamanho ideal para o seu espaço de home office, assim você também evita a preocupação de atrapalhar a passagem do cômodo.

Priorize a ergonomia levando em consideração o seu estilo de trabalho. Lembre-se de que a movimentação ao longo da sua jornada de trabalho é muito importante. Até mesmo dentro de casa, é essencial circular pelo ambiente, aproveitar um pouco do seu sofá.

Na arquitetura corporativa, o conceito de ter um espaço bacana para trabalhar é muito importante e também deve ser levado em consideração na hora de montar o seu home office.

Considere ter um espacinho extra para guardar os seus materiais de trabalho

Leve em conta a quantidade de materiais que você usa diariamente e lembre-se de ter um espacinho extra para guardar tudo. Além disso, ter esse espaço para organizar os seus itens vai evitar que a sua estação de trabalho vire um caos no decorrer dos dias.

Uma dica bacana é separar esse espaço e um tempo antes – e depois – de trabalhar para organizar tudo e limpar o ambiente. Separe os objetos que serão necessários naquele dia ou no dia seguinte e deixe tudo bem visível.

Ah, um lixinho perto em cima ou ao lado da mesa também é importante. Assim você evita deixá-los sobre a mesa ou ter que se levantar para jogá-los fora comprometendo o seu foco principal.

Deixe o seu home office com a sua cara: invista em decoração!

Ter um pequeno escritório com a sua personalidade vai deixar o espaço mais agradável e o trabalho mais prazeroso. Reaproveite os itens que você já tem em sua casa. E não precisa de muita coisa: um quadro mais animado, uma plantinha, um porta retrato. Esses objetos já vão deixar o seu home office com outra identidade.

Deixe um comentário