You are currently viewing Automação de apartamento – Conheça essa tecnologia do futuro

Automação de apartamento – Conheça essa tecnologia do futuro

Com o avanço da tecnologia no nosso dia a dia, nos beneficiamos cada vez mais de seus atributos. Na palma da mão ou na nossa casa, ela está em todos os lugares. 

E se você nunca ouviu falar sobre a automação de apartamentos, nesse post vamos te explicar tudo sobre as casas inteligentes e as melhores dicas para que você também possa automatizar!

Automação de apartamento: O futuro te espera

A automação residencial é a integração dos diversos sistemas existentes em uma casa. A ideia é tornar o controle de tudo que você tem em casa o mais simples e eficiente possível. 

Por exemplo, se antes você se levantava para abrir as cortinas, hoje você pode abri-las apontando o controle remoto, como ligar a televisão. 

Claro que esse é um exemplo mais básico, e não deve ser o primordial se você é iniciante no assunto. 

O legal das casas inteligentes é que você não precisa pensar nelas apenas como um luxo. Você pode torná-las super seguras, instalando sistemas de segurança com controle à distância. Movimentar as câmeras, dar zoom, ativar e desativar alarmes, abertura e fechamento de portas e portões pelo seu celular, são apenas algumas das facilidades que a automação oferece.

Se você tem a rotina corrida, gostou da ideia e quer tornar seu apartamento num verdadeiro transformer e em um apartamento do futuro confira a seguir.

O que dá para automatizar?

  • Câmeras;
  • Interfones;
  • Portas e portões de acesso;
  • Cortinas e persianas;
  • Ar-condicionado;
  • Aquecedores;
  • Sistemas de som, luz e televisão;
  • Banheiras;
  • Sensores de presença;
  • Projetores;
  • Alimentadores para pets (sim!).

Quanto custa automatizar um apartamento?

Claro que a primeira coisa que vem na cabeça é o valor de tudo isso. Não é barato. Normalmente as instalações customizadas para seu apartamento, variam de 3 a 5% do valor do imóvel para sistemas com maior grau de tecnologia

São sistemas com softwares customizados para que você instale aplicativos e controle tudo diretamente pelo celular.

As automações mais básicas são mais acessíveis e funcionam do mesmo jeito. Por exemplo, uma cortina automatizada com acionamento por controle remoto começa na faixa de R$1200.

Pacotes com luzes, ar-condicionado, cortinas, som, televisão e câmeras são vendidos por valores aproximados de R$15 mil. 

Existem já no mercado o que são chamados de produtos “plug and play” (conecte e use, em português). As gigantes da tecnologia como a Apple, Google, Amazon e Samsung lideram as vendas com suas caixinhas mágicas que falam e respondem, como a famosa “Siri” do sistema operacional iOS, do iPhone. 

Claro que os outros “gadgets” (aparelhos, em português), instalados na sua residência devem ser compatíveis com o modelo escolhido para que o sistema como um todo funcione a contento. 

Por exemplo, se você escolher o Apple HomeKit (da Apple), e pedir para que o aparelho ligue a TV, a mesma deverá estar conectada à Apple TV, e assim por diante. 

Esses produtos plug and play, no Brasil, ainda têm um empecilho que diminui as vendas e atrapalha o consumidor: não há a opção em português. Isso força o usuário a se comunicar em inglês com a inteligência artificial, ou optar por instalações completas de empresas especializadas, o que nos leva às próximas dicas caso você também escolha esse tipo de instalação:

Sempre procure um especialista no assunto.

Não adianta querer optar pelo mais barato. Esse tipo de instalação é complexa, não é rápida e exige muito conhecimento. Faça uma pesquisa extensa e procure opiniões de quem já tem o sistema instalado em casa. O barato pode sair muito caro, e te dar uma bela dor de cabeça.

Exija garantias.

Independente do tipo de instalação que você escolher. Se for apenas uma cortina ou o pacote completo, exija que o fornecedor te dê um prazo para que caso haja algum problema, ele possa resolver para você sem custo.

Suporte.

Contrate uma empresa que possa te dar suporte. Principalmente se isso for uma área completamente nova para você. Pode parecer que a tecnologia sempre esteve entre nós, mas não é verdade. Tudo isso é muito novo, então se houver algum problema, ou se você tiver alguma dúvida, você tem a quem recorrer.

Deixe um comentário