You are currently viewing 5 dicas práticas para deixar o apartamento confortável

5 dicas práticas para deixar o apartamento confortável

Se você estava atrás de dicas para deixar o apartamento confortável, acabou de achar! Os ambientes têm o poder de influenciar em nossos sentimentos e sensações e não há nada melhor do que o acolhimento ao entrar em um lugar bem decorado e aconchegante, não é mesmo?

Para que o desafio de deixar o apartamento confortável seja concluído é preciso estar atento a todos os detalhes. Os elementos decorativos, iluminação, as cores, tudo influencia o quão agradável ficará o seu espaço com o decorrer do tempo. Você sabe como fazer isso dentro do seu próprio lar? Separamos dicas básicas que você poderá realizar com as suas próprias mãos. Ficou curioso? Então, continue lendo esse artigo e descubra!

Como aproveitar melhor o espaço do apartamento?

Pode parecer complicado reunir conforto e funcionalidade ao seu espaço, sem deixá-lo muito carregado. Se o seu apartamento for pequeno, não encare o desafio decorativo como algo sem solução: muito pelo contrário, encare como algo prazeroso pois no final, o seu lar terá o jeito que você sempre imaginou.

Uma dica de como fazer com que o seu espaço reúna o conforto e a funcionalidade que se espera é combinando os ambientes. Por exemplo, você pode juntar a sua sala de estar com a sala de jantar ou até mesmo, adicionar o modelo de cozinha americana para economizar ainda mais espaço. Lembre-se que com um bom planejamento, o seu apartamento será exatamente aquilo que você espera no final.

Tudo que você já possui será relevante para deixar o apartamento mais confortável e desta forma, você economiza dinheiro e não precisa se desfazer daquela mesa de centro que tanto gosta. Com as dicas que reunimos, você verá como será prático deixar os seus cômodos mais aconchegantes, coloridos e leves!

5 dicas práticas para deixar o apartamento confortável

Quais são os móveis que devo utilizar? Como aproveitar melhor o espaço da sala e da cozinha? Será que a decoração vai ficar de acordo? Calma!

Todas essas perguntas serão respondidas com as dicas que reunimos para deixar o seu apartamento mais confortável e aconchegante. Confira:

Planeje bem o uso do espaço disponível

Sempre que falamos de reformas ou decoração, o planejamento é o primeiro passo, e com certeza o mais crucial, para iniciar. Planejar adequadamente o uso do espaço que você tem disponível é a garantia de que você vai conseguir aproveitar cada cantinho. Faça uma lista dos itens que você vai precisar, do que será reutilizado e até mesmo, do que você pretende desapegar.

Que tal começar definindo o estilo da decoração? Pense se você quer um clima mais clássico, rústico ou retrô e assim, você terá o seu ponto de partida.

De um modo geral, evite utilizar muitos quadros nas paredes, fuja de tapetes muito grandes e por fim, mantenha a sua casa sempre organizada, pois esse é o principal segredo para que as pessoas se sintam confortáveis no seu lar.

Considere utilizar cores claras

Antes de qualquer outro ponto, analise as cores que você vai utilizar nos cômodos do seu apartamento. A coloração tem um poder muito grande de influenciar diretamente nas sensações das pessoas. Apesar do tamanho do cômodo ser sempre o mesmo, as cores escolhidas podem fazer o ambiente parecer maior ou menor. Além disso, as cores possuem sua própria individualidade e saber usá-las com sabedoria é fundamental para criar a atmosfera que se espera no ambiente.

O segredo de manter o seu apartamento aconchegante é usar as cores claras e tons pastéis, principalmente nas paredes e no teto. Caso você opte por usar papéis de parede, lembre-se que estampas muito carregadas podem ser cansativas para os olhos de quem passa muito tempo naquele ambiente. O indicado é sempre manter tons mais neutros.

Caso você queira colorir um pouco mais o seu espaço, coloque cores mais fortes embaixo e mais suaves acima da altura dos olhos. Por exemplo, se o seu banheiro possui o piso verde escuro, opte por colocar uma cor mais clara nas paredes e no teto.

Atente-se à iluminação!

Durante o dia, é bom deixar as janelas abertas e aproveitar a luz natural. Para criar um clima mais íntimo, adicione cortinas. A iluminação artificial também contribui para aumentar a sensação de conforto nos interiores – utilize as lâmpadas mais suaves para zonas em que você vai descansar e trabalhar e as lâmpadas mais intensas para os cômodos onde possui uma maior circulação de pessoas.

Escolha bem os seus móveis

Na hora de mobiliar o seu apartamento, lembre-se da regrinha de que menos é mais. Escolha peças que contribuam para que a sua casa se torne mais acolhedora. Itens personalizados também são uma ótima escolha!

Tons mais claros valorizam mais o seu ambiente e será interessante utilizar uma mesma combinação em todos os cômodos. E quanto maior for a quantidade de itens pendurados e espalhados pela casa, maior será a sensação de que as coisas estão desorganizadas e bagunçadas.

Adicione um pouco de verde!

As plantas não só trazem benefícios para a saúde e bem-estar, como também deixam o ambiente mais iluminado e bem-visto. Elas quebram o tom de monotonia e automaticamente alegram o cômodo.

Apenas lembre-se de verificar os tipos de plantas que podem ser cultivadas dentro de apartamentos e que se adaptem ao seu estilo de vida. Algumas sugestões mais simples são: espada de São Jorge, cacto, suculenta e a violeta!

Você pode posicioná-las no chão ou utilizar alguns ganchos para prendê-las nas paredes e no teto.

Deixe um comentário